HISTÓRICO

HISTÓRICO

BIOGRAFIA DE BENEDITA SILVEIRA BARBOSA DE MORAES

Francisco Silveira Barbosa casou-se com Maria Silveira Barbosa e dessa união nasceram os filhos: Benedita Silveira Barbosa, Antônio Silveira Barbosa e Fermina Silveira Barbosa.
Benedita nasceu no dia 03 de março de 1913, na cidade de Sorocaba, próximo a cidade de Itu. Analfabeta, não teve a oportunidade de estudar devido à distância de sua casa à escola. Ficou orfã de pai e mãe aos dezesseis anos, sendo assim, decidiu casar-se com Sr. Egydio Caetano de Moraes no cartório de Itu, onde recebeu o nome de: Benedita Silveira Barbosa de Moraes e no dia 10 de maio de 1929, na igreja de São Benedito, onde concretizou sua união, ao lado de seu esposo e com muita luta criaram seus sete filhos: Luis Caetano de Moraes, Antônio Caetano de Moraes, Terezinha Silveira Barbosa de Moraes, Maria de Lurdes de Moraes, Benedito Caetano de Moraes, José Carlos de Moraes e João Batista de Moraes.
Veio para São Roque em 1948, residiu na Rua Rui Barbosa, onde ficou conhecida pela sua "crença". Era católica, devota de Nossa Senhora Aparecida e, também, de São Roque. Pessoas da sociedade e cidades vizinhas traziam seus filhos para o "benzimento simples". Dona Benedita utilizava apenas água e três brasas, porém, não pedia nada em troca, apenas oração em agradecimento a Deus. Desta forma, curou: quebrantes, hérnias e bronquites.
Em 1958, mudou-se para a Av. Piracicaba - bairro Vila Nova São Roque, onde deu continuidade a seus benzimentos. Quando chegou ao bairro, observou os problemas das crianças que ali residiam. Como também gostava da prática de esportes, começou a incentivar crianças e jovens na esperança de resgatá-los das ruas, pois assim teriam ocupações saudáveis.
Com muito esforço e trabalho, em 1967 surge o primeiro time de futebol "Esporte Clube Vila Nova", que não teve continuidade por falta de jogadores do bairro.
Dona Benedita, já com idade um pouco avançada, começou a ficar debilitada e, por motivo de doença, teve que parar com seus benzimentos. Veio a falecer em 1993 aos 74 anos, deixando sete filhos, vinte e cinco netos e quarenta e nove bisnetos.
Benedita Silveira Barbosa de Moraes foi homenageada em sessão solene na câmara dos deputados, na qual a CMEI Vila Nova São Roque, passou a ter nova denominação: CMEI "Benedita Silveira Barbosa de Moraes", publicada aos 04 de março de 2011.

Lei 3584/2011 - Dá denominação de CMEI BENEDITA SILVEIRA BARBOSA DE MORAES à próprio público conhecido como Creche da Vila Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário